Tecnologia a favor das vendas

  • 16/04
  • Tecnologia
  • Assessoria de Imprensa

A realidade é que você está com seu celular na mão, mais de 40% do seu tempo.  Ou não?

Nas vendas, esse hábito tem se mostrado uma necessidade. O profissional tem que estar antenado, e mais: conectado o tempo todo. Ou seja, a tecnologia é um benefício para seu desempenho. 

Utilize corretamente esse benefício, para que ele seja um aliado e não o contrário.  Aproveite desta influência como facilitadora e simplificadora de informações no seu cotidiano. Permita-se controlar, mensurar e analisar o poder do seu negócio, com o Força de Vendas.  

Algumas razões para você misturar tecnologia com vendas:

#1. Controle e gestão do tempo

A falta de tempo é uma reclamação de ampla maioria das equipes de vendas. O problema das equipes de vendas não é a falta e sim a gestão e o controle do tempo. Quantas vezes uma reunião, um almoço de negócios, ou trânsito, coloca a agenda do vendedor de cabeça para baixo? E muitas vezes, mesmo usando uma agenda, a organização fica complicada. A verdade é que, mesmo tendo um controle de nossas tarefas, não temos tanto controle do tempo quanto imaginamos e, muitas vezes, não seguimos as coisas como gostaríamos ou imaginamos. 

Por isso, a tecnologia pode ajudar o profissional de vendas gerir e controlar melhor o tempo, organizar sua rotina e anotar coisas importantes. 

#2. Desempenho em vendas

Todo vendedor acredita que possui todas as informações de seus clientes na cabeça. Quantas vezes simplesmente achávamos que sabíamos tudo o que um cliente precisava, ou tudo que ele pediu e algo simplesmente passou despercebido? A tecnologia nos permite ser rigorosos no momento de servir o cliente e de observar tudo o que ele espera da sua empresa. Isso facilita não apenas a moldar a proposta da sua empresa às necessidades do cliente, mas também a ajudar o cliente a comprar de você. 

E não estamos falando apenas de software de CRM. Estamos falando de lembretes, anotações de primeiras impressões após a reunião e observações para os próximos encontros. Ter tudo isso em mãos é um diferencial produtivo.

#3. Mais interação com o cliente

Antes da tecnologia, vendas se resumia a contatos telefônicos e visitas. Depois da tecnologia temos contatos por e-mail, SMS, mensagens instantâneas, conferências online, mídias sociais, como também telefonemas e visitas presenciais. Ou seja, a tecnologia incorporou às vendas algumas possibilidades de interação entre vendedores e clientes que antes não existiam e isso tornou a relação mais fria e impessoal, mas aumentou o diálogo entre vendedor e cliente. 

Seja por telefone, Facebook, LinkedIn, Skype ou pessoalmente, todo cliente gosta e precisa enxergar interesse genuíno por parte do vendedor. A tecnologia tornou isso muito mais autêntico e verdadeiro, já que as relações passaram a ser mais fluídas. Se um cliente estiver em reunião, ele não deixará de receber o seu e-mail. Ele simplesmente vai receber e responder no melhor momento para ele.

Assim, isso torna o fato da relação comercial ser muito menos intrusiva e mais verdadeira. Afinal, nenhum vendedor quer parecer intrometido. 

#4. Inteligência de mercado

Observar e mapear a concorrência tornou-se muito mais simples. Afinal, hoje para mensurar o seu desempenho é preciso muito menos esforço do que a poucos anos atrás. Você consegue ter informações que antigamente te custaria horas de trabalho e muito bate perna, sentado da sua mesa de escritório. 

#5. Medir o desempenho

Grande parte dos vendedores acredita ser muito melhor do que realmente é. Isso não é um problema apenas de vendedores, mas de todo profissional de excelência.

Ao utilizar ferramentas apropriadas, como o CRM e um software de gestão de projetos, é possível mensurar o real desempenho de cada profissional. Isso é de interesse não apenas de empresas, como de vendedores também.

Afinal, quem não quer obter o melhor desempenho possível?

E, é possível aprender muito sobre isso com o CRM, mostrando a eficácia de suas negociações, índice de fechamento, rejeição, abandono e inatividade.

Com isso, cada vendedor da equipe poderá saber no que precisa melhorar para que o seu desempenho esteja de acordo com o seu potencial.

#6. Acompanhar a adoção de seu produto

Algumas empresas oferecem uma solução para seus clientes. E, após o processo de vendas, eles simplesmente entregam o produto, sem acompanhar como os clientes farão uso de sua solução. Vendedores de verdade querem saber como seus clientes e usuários estão se adaptando ao processo de adoção de seu produto, para ajudar na implementação de seu produto e na utilização.  Grandes vendedores não querem simplesmente que seus clientes apenas comprem o produto. Querem que eles o usem. E a tecnologia permite que se faça isso de maneira pouco intrusiva e muito didática.

Fonte: https://www.agendor.com.br/blog/utilizando-a-tecnologia-a-favor-das-vendas/

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