6 dicas de gestão de vendas para montar um time campeão

  • 16/08
  • Tecnologia


Construir um time que desempenhe uma alta performance e, com isso, conquistar grandes resultados é uma tarefa que precisa de metas e estratégias bem estabelecidas e planejadas.

Confira algumas dicas que podem te ajuda a montar um time campeão quando o assunto for gestão de vendas.

1. Motivação

Por mais que possa ser clichê dizer que a motivação precisa ser um dos elementos fundamentais em uma equipe, é a mais pura realidade. Além do mais, uma equipe bem motivada por gerar grandes resultados.  

A diferença para que a motivação de certo é saber que todos temos experiências positivas e negativas em relação a esse fator. Uma das principais formas é o feedback do líder, uma vez que saber o que precisa ser melhor e sentir que está sendo valorizado pelos pontos fortes é uma ótima maneira de buscar um crescimento profissional.

2. Defina metas claras

Não definir metas claras dificultam o processo de alcançar mais rápido os resultados desejados pela empresa. Dessa maneira, é preciso levar em conta, não só o planejamento que foi desenvolvido, mas, também, as experiências que foram obtidas ao tentar cumprir as tarefas.

Um jeito muito bom de tentar alinhar as questões da empresa é realizar pequenas reuniões periódicas. Nelas, poderá buscar entender o que funciona e o que não funciona atualmente na sua equipe e empresa.

3. Fique de olho nos resultados

Dentro do processo de gestão de vendas, faz-se necessário que o líder acompanhe os resultados. Muito além de apenas fiscalizar, esta ação faz com que o líder saiba o que faz e o que não faz parte do cotidiano da equipe que ele lidera.

Lembre-se que números facilitam a identificar pontos positivos e negativos, relacionados a:

  • - Desempenho coletivo (incluindo aqui o gestor);
  • - Desempenho individual;
  • - Dificuldades operacionais.

Este acompanhamento facilita a resolver possíveis problemas que possam ser encontrados.

4. Compreenda todos os benefícios

Analisando os itens citados anteriormente, fica fácil compreender que tudo terá um custo.

Recrutar, planejar e motivar pode sair caro. Nessa hora, é preciso que o líder vá além dos números e buque entender a relação custo-benefício que isso poderá trazer para a empresa.

Se você puder contar com uma equipe capacitada para alcançar as metas que foram traçadas nas reuniões, naturalmente ela gerará a receita e a demanda esperada. Isso compensará todo o investimento que foi feito para aumentar os lucros.

5. Ferramentas que facilitem

Quando pensamos em venda, podemos falar que tempo é dinheiro.

Um dos fatores que mais contribuem para a otimização do tempo e para o ganho de dinheiro é uma organização muito boa.

Esta organização precisa estar encaixada na cultura da empresa e, para que isso aconteça, algumas medidas bem simples podem facilitar o processo.

  • - um software de força de vendas;
  • - um banco de dados dos clientes atualizado;
  • - e uma logística afinada (especialmente no caso de empresas que precisam gerenciar estoque).

Processos que, antes eram tidos como complexos, são facilitados e contribuem para a melhor atuação de toda a equipe

6. Autogerenciamento

Para evitar que a sua empresa fique totalmente dependente da figura do líder, é necessário que a cultura do autogerenciamento seja implantada.

Profissionais comprometidos com seus afazeres, trabalham com o mesmo engajamento com ou sem os seus superiores estarem presentes.

Treinar e fortalecer a confiança dos mesmos é um bom caminho de partida. Esse treinamento facilita ainda mais o cumprimento dos objetivos e alcance de metas do que na importância do processo hierárquico dentro da empresa.

Gostou das dicas de hoje? Que tal conhecer os benefícios do nosso software de gestão e começar a implantar o seu uso juntos as dicas na sua equipe de vendas.

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