O que é melhor: revitalizar ou trocar de ERP?

  • 07/11
  • Tecnologia

O ERP ou, ainda, conhecido como Enterprise Resource Planning, é um software que tem por função integrar os vários departamentos de uma empresa com os dados e os processos da organização, tudo em um único sistema, permitindo que exista o processamento, o armazenamento e a disponibilização das informações do negócio.

Revitalizar ou trocar de ERP?

Para responder a esta pergunta, podemos dizer que depende muito da realidade da sua empresa. Entretanto, a solução é muito mais complexa e, para chegar até uma escolha viável, é preciso ter muita análise criteriosa. 

Em uma primeira análise, podemos até chegar a pensar que a revitalização do ERP é mais fácil, afinal, implantar uma nova solução exige muito mais tempo e mais envolvimento dos setores que são cruciais para a empresa.

De outro lado, é preciso prestar muita atenção em uma série de fatores variáveis antes de desconsiderar a troca do seu software, tais como o custo da revitalização, custo de propriedade, aderência às necessidades atuais, suporte às necessidades futuras, entre outras.

Revitalizar?

Alguns usuários dos sistemas ERP, desconhecem os cuidados que é preciso ter com este sistema. Muitas vezes, a percepção dessa realidade só aparece em meio a alguma crise ou momento crítico que o negócio estiver passando. Isso acaba implicando, diretamente, em decisões urgentes para a troca ou para a revitalização. 

Evitar este cenário pode ser feito através de manutenções e evoluções contínuas do ERP, bem como os processos e o desenvolvimento de pessoas. Dessa maneira, a empresa estará pronta para suportar as mudanças que possam ocorrer no ambiente interno e externo da empresa. Podendo ser:

– Mudanças legais.
– Alterações em processos internos.
– Desenvolvimento de novos produtos.
– Mudanças na política comercial.
– Mudanças societárias ou tributárias.

Salientamos que, se houver a necessidade de Revitalizar o ERP, é preciso se perguntar: as necessidades do seu negócio são atendidas pelo seu software atual? Se o seu ERP e a empresa que o oferece acompanham a evolução do seu negócio, é preciso trabalhar, apenas, com a hipótese de vitalizá-lo.

Trocar?

Além da troca depender da realidade da sua empresa, existem outros pontos impontar que podem te ajudar a tomar a decisão da troca do ERP.

Perfil do fornecedor: avalie o seu fornecedor de software e analise se ele se qualifica quanto ao alinhamento e posicionamento do seu negócio, se ele investe em pesquisas para melhorar a tecnologia que oferece ou busque informações que possam lhe ajudar na escolha de um parceiro ideal.  

Tecnologia: confira se a evolução do seu ERP está realmente acompanhando o crescimento da sua empresa ou se as solicitações feitas ao seu fornecedor demoram para serem atendidas.

Infraestrutura: confira se o custo benefício da infraestrutura realmente vale a pena, analisando, com critério, as exigências. Avalie essas exigências de ambiente, considerando-as na composição do custo de propriedade.

Atendimento: pesquise, no mercado, se os serviços oferecidos pelo seu fornecedor, de implantação, treinamento, suporte pós-implantação e desenvolvimento são, realmente, eficazes. Aqui, é muito importante que o seu fornecedor seja ágil, tenha qualidade, apresente os resultados esperados e que o custo corresponda aos benefícios obtidos.

Melhorias: avalie a capacidade de inovações da solução que você já utiliza, dessa maneira, busque conhecer os planos de crescimento para o futuro quanto à tecnologia, as funcionalidades do sistema, os mercados, entre outros. 

As conclusões das análises acima, juntamente, com as funcionalidades e aderências do seu ERP ao seu negócio, serão cruciais para a tomada de decisão.

Se você tem alguma dúvida, deixe um comentário e iremos te ajudar. 

BUSCA

CATEGORIAS

Entre em Contato

Alterar Curriculo Remover
captcha